Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha perfil para as mídias sociais? Ou um cliente que precisava de uma estratégia menos agressiva do que outros? Essas diferentes atuações são provenientes de definições de estratégias de conduta nos meios online, desde a definição de não precisar utilizar essas mídias até as ações que são traçadas em cada perfil de um cliente. 

antes de construir estratégias de mídias sociais

Mas por onde começar a pensar nessas estratégias? Para isso, pensamos em duas perguntas básicas que devem ser feitas antes de iniciar qualquer trabalho:

1)      Quem ficará responsável no cliente para tratar essas mídias?

Uma das maiores dificuldades em mídias sociais é o alinhamento do fluxo de trabalho. Normalmente isso ocorre porque, por melhores que as estratégias estejam traçadas e exista um bom planejamento de atuação, se não existe comunicação com o cliente, com as informações necessárias para alimentar as redes, não existe trabalho.

Portanto, definir quem será o responsável dentro da empresa que atenderá as demandas que aparecerão é um primeiro passo. E, para isso, é necessário determinar onde a mídia social se encaixa em sua empresa para encontrar essa pessoa certa. Saiba escolher alguém que conheça a empresa, que tenha autonomia e entenda a importância de respostas rápidas às demandas.

2)      Quais serão as políticas de mídias sociais dentro da empresa?

Desde que a internet se tornou dominante na vida da sociedade, a maneira de construir, de lidar com a reputação das marcas se modificou. Isso porque hoje em dia é muito mais fácil desenvolver crises empresariais. E para evitar esse tipo de acontecimento, é importante criar políticas de mídias sociais internas para os funcionários. Estipular o tipo de conteúdo que pode ser compartilhado e formas de conduta. Além disso, é sempre bom elaborar termos de usos das mídias sociais, para conduzir o fluxo de respostas às interações dos usuários.

Essas definições colaboram para bons resultados nos trabalhos em mídias sociais. Podem parecer simples, mas evitam grandes transtornos quando as estratégias estiverem realmente efetivas na empresa.

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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