Como editar um e-book – use-o como ferramenta de marketing (e-book marketing)

Dadas as facilidades das tecnologias e informações atuais, você também pode editar e lançar um e-book, utilizando-o como ferramenta de marketing. Veja como.

Dadas as facilidades das tecnologias e informações atuais, você também pode editar e lançar um e-book, utilizando-o como ferramenta de marketing.

Vamos ao que interessa? :)

Primeiro de tudo, determine a pauta, o assunto, o tema, os subtemas, se será material inédito ou não, quem vai escrever, quem vai curar etc.

Feito isso, você deve determinar e seguir uma estrutura básica, constando:

  • Capa inicial;
  • Folha de rosto – praticamente as mesmas informações da capa; portanto considere pôr ou não;
  • Copyright (ano, editor(a), quantidade de páginas, local) e créditos (quem fez a capa, a edição, a revisão etc.). Nesta página, veja a possibilidade de incluir a licença creative commons, se optar por pô-la – ou pode incluí-la na página seguinte específica para ela;
  • Agradecimentos;
  • Prefácio – normalmente escrito por um terceiro, é uma espécie de defesa do tema e do assunto do livro, do autor e algo mais que se queira considerar;
  • Apresentação – atenção para não se alongar nesse quesito; lembre-se da premissa maior do webwriting que é a objetividade – no máximo duas folhas está de bom tamanho;
  • Sumário (ou índice);
  • Desenvolvimento;
    • Preocupe-se em separar por seções e assuntos;
    • Utilize imagens para ilustrar e chamar a atenção do leitor (mas lembre-se que não é revista), para não se tornar entediante – no ambiente digital, elas são fundamentais;
  • Posfácio – similar ao prefácio, geralmente também escrito por um terceiro, mas aqui já se pode ficar mais à vontade para considerar conclusões à cerca do livro; pode ser em forma de crônica, poema, trecho de outras obras etc.;
  • Capa final – podem constar depoimentos, histórico do autor/empresa ou algo mais que queira considerar.

O que é fundamental considerar:

  • Faça – ou contrate alguém para fazer – um bom projeto gráfico e editoração;
  • Dê atenção mais que especial à redação e aos erros gerais de português; senão, em vez de ajudar como ferramenta de divulgação e marketing, pode surtir o efeito contrário, afetando sua credibilidade. Na insegurança, o ideal é deixar a revisão a cargo de profissionais.
  • Depois de pronto o e-book, agora é hora de disseminá-lo: faça releases, mande para blogs e portais, divulgue em compartilhadores de links, em comunidades e nas mídias sociais em geral.

 

Agora, se você não quiser se dar o trabalho de estruturar tudo, produzir todo o conteúdo, fazer a revisão geral dos textos, diagramar, disseminar e tudo mais, deixe com Dr. Conteúdo e terá a certeza de um trabalho da melhor qualidade.

Confira o e-book Suprassumo Mídia Boom, do qual fomos responsáveis pela organização e execução – exceto o projeto gráfico e a diagramação.

Ah, considere fazer a impressão de algumas cópias de seu e-book e presentear pessoas e empresas especiais.

A internet tem cada vez maior alcance e a mobilidade está em plena expansão; estes são só dois grandes motivos para você levar conteúdo e informação para as pessoas e deixar sua marca.

Sucesso nas edições! ;)

Deixe seus comentários!

Aproveite nosso conteúdo: acompanhe nossas dicas no Twitter e no Facebook.
Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

Type your search keyword, and press enter to search