Copywriting ou redação persuasiva: uma arte ou uma técnica?

Argumentar, convencer, envolver, persuadir, vender; ações imperativas. Mas tudo deve ser escrito de maneira franca e ética. Comece a se aprimorar com estas dicas.

Argumentar, convencer, envolver, persuadir, vender; ações necessárias, até imperativas. Mas tudo deve ser feito (escrito) de maneira franca e ética. Comece a se aprimorar com estas dicas.

Escrever bem não é uma tarefa fácil. E faz, sim, grande diferença.

Com certeza, não se adquire habilidade de escrever da noite para o dia. É um processo que todos passam, desde a leitura frequente e o domínio da gramática e do vocabulário até o ponto certo da linguagem e das diversas características de uma redação. Não basta ter uma dessas características; o importante é ter o conjunto que trará uma escrita magnética e de qualidade.

Nos ambientes online, ao contrário do que muitos pensam, essa tarefa é bem mais complexa. Principalmente porque é imensa a quantidade de informações que temos acesso todos os dias. Ou seja, para o usuário se interessar por um site ou blog, deve ser persuadido a ficar o máximo de tempo consumindo o maior número de informações – frise-se: apesar de estar na internet, com links e janelas a um clique de distância que podem ser muito mais interessantes, e persuasivos.

Mas como fazer isso?

Bem, como já comentado, escrever bem não é algo corriqueiro. Existem pessoas que conseguem com mais facilidade que outras, e são verdadeiros artistas, tanto que existem profissionais especializados nisso. Mas com treino também é possível aprimorar esse ato e, como consequência, ter uma escrita persuasiva – conhecida também como Copywriting (que pode ser empregado em meios de comunicação e marketing tanto online quanto offline).

O primeiro passo é entender que as pessoas consomem conteúdos para obter informações e recompensas emocionais que possam justificar o interesse por essa leitura. Ou seja, é preciso desencadear emoções por meio da escrita. O segundo passo para a escrita persuasiva é entender que essa técnica consiste em apresentar aos leitores algo que seja benéfico, porque o seu conteúdo indicou ou recomendou.

Compreendendo esses fatores, podem-se seguir algumas técnicas para colaborar com a escrita. Vamos a algumas delas:

  1. Descreva benefícios, motivos, razões – Quando você descreve por que determinado produto ou serviço é melhor, ou quando você tenta esclarecer as vantagens de qualquer ação, fica muito mais fácil para o leitor entender que ele precisa comprar, ou executar tal ação, que aquilo lhe fará diferença. As pessoas precisam de razões para tomar atitudes, e você precisa descrevê-las. Mesmo razões subjetivas, como depoimentos ou recomendações sobre algo, acabam contando na tomada de decisão.
  2. Utilize o Storytelling a seu favor – Quando se conta uma história, existem várias chances de o leitor se identificar e se vincular ao seu conteúdo pelo lado emocional. Atente-se à produção de histórias que sejam realmente interessantes e envolventes, pelas quais seus leitores serão naturalmente persuadidos.
  3. Comparações são bem-vindas – Metáforas, analogias e comparações conseguem, quase sempre, atrair a atenção do leitor e convencê-lo de que tal produto ou serviço, por exemplo, é melhor ou mais bonito ou mais funcional do que o que está sendo comparado. Quando bem aplicada, a técnica pode ser um sucesso. Mas saiba dosar; nada de comparações muito pejorativas, descabidas, irreais. Afinal, a ideia é atrair o leitor/usuário.
  4. Entenda a necessidade do seu leitor – Quando compreendemos o que o leitor está procurando, é possível atraí-lo exatamente pela compreensão do seu problema, e, a partir daí, apresentar uma solução que o faça ficar interessado. Isto é, é necessário primeiro entender e criar empatia, cativar, para, depois, ofertar, vender.

Mas cuidado!

É preciso que se ressalte que a escrita persuasiva deve convencer com informações reais, experiências e fatos, isto é, com coisas verídicas, e não usar de manipulação e enganação somente para conseguir uma venda ou qualquer ação por parte do leitor/usuário, deixando-o frustrado e/ou em prejuízo logo em seguida; o resultado negativo pode vir a galope. Muito cuidado!

Aprimore-se

Já que você se interessou por este assunto, aprimore-se com livros. Veja os que indicamos:

A Argumentação na Comunicação, de Philippe Breton;

Linguagem e Persuasão, de Adilson Citelli;

A Vaca Roxa, de Seth Godin;

O Poder da Persuasão, de Robert Cialdini;

Técnicas de Comunicação Escrita, de Izidoro Blikstein. [Dr. Conteúdo]

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  • http://www.sitbrasil.com Douglas Moraes

    Adorei o artigo. Parabéns!!!
    Sucesso Sempre!

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