Estratégia de conteúdo para a Web: O “antes de tudo” – parte 2

Qual o conteúdo que você já tem e de onde ele está vindo? É muito? Tem valor? Para ter mais organização e sucesso, é preciso que você faça uma auditoria de conteúdo.

Qual o conteúdo que você já tem e de onde ele está vindo? Para ter mais organização e sucesso com seu conteúdo, é preciso que você levante o que você tem e analise se tem valor; é preciso que você faça uma auditoria.

Esta é uma série, que vai ao ar sempre às segundas-feiras. Leia a parte 1.

A estratégia de conteúdo não é uma tarefa fácil. Planejar, criar, publicar e cuidar do conteúdo não é simples e envolve pessoas, e pessoas nem sempre são organizadas. Porém, deve haver grande esforço para essa organização.

Para tomar decisões mais precisas e acertadas, você precisa saber qual o conteúdo que você tem, e para saber isso é preciso fazer uma espécie de auditoria.

Auditoria: inventário e avaliação

Para fazer essa auditoria, é recomendável que você elenque em uma planilha de Excel:

  1. Faça um inventário de conteúdo, isto é, o que existe, uma catalogação do conteúdo, com atributos, palavras-chaves, assuntos e categorias que melhor se relacionam etc. Isso seria uma espécie de auditoria quantitativa.
  2. A partir disso, faça uma avaliação de conteúdo (o que pode ser encarado como uma auditoria qualitativa). Isso quer dizer que você deve fazer uma análise da qualidade do conteúdo e sua relevância. Nessa etapa, pergunte-se a si e à sua equipe: “Isso tem valor?”. Se não tiver, descarte, recicle, corrija, melhore, dê valor, enfim, dê o melhor destino.

O ideal é que essa auditoria seja feita no começo do projeto, e não apenas quando for redesenhar um website ou migrar de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

O ideal é que você comece fazendo essa auditoria desde o início, e se não fez, comece a fazer agora, principalmente se você é de uma organização de grande porte, pois é melhor tarde do que nunca; é melhor começar a organizar agora e ter mais êxito com o conteúdo do que esperar se transformar em uma bola de neve, impossível de se saber o que se tem e para que serve.

Assim, é muito mais fácil saber a quantidade, a qualidade e, claro, o potencial e o retorno de determinado conteúdo, para investir mais nele, para procurar investir mais em assuntos relacionados a ele – ou não.

Recapitulando

Levante o que você tem fazendo um inventário e depois uma avaliação desse conteúdo para saber o volume e seu valor, para saber de onde está vindo, se está dando retorno, em que fontes você pode investir mais, com que frequência deve publicá-lo, entre outras ações e benefícios.

Pense em uma biblioteca pública desorganizada, e você tendo de ficar horas e horas para achar um livro. Então! Você não quer isso acontecendo com o conteúdo do seu website e você, quer? [Dr. Conteúdo]

Com referências do livro Estratégia de Conteúdo para a Web, de Kristina Halvorson.

Fonte da imagem.

Na continuação desta série, falaremos sobre a importância de se construir um plano editorial ouvindo sua equipe e seus usuários/clientes (o “antes de tudo” – parte 3). Continue acompanhando! Pode ser pelo Twitter, Facebook e/ou Feed. [Atualização em 21/11/2011: Já publicamos a parte 3; confira aqui.]

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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