Estratégia de conteúdo para a Web: O “antes de tudo” – parte 4

Informações brotam a todo momento na internet – muitas vezes sem organização. Mas sua empresa não precisa agir assim. É provável que ela precise de um editor de conteúdo online.

Informações brotam a todo momento na internet, mas não é por isso que você não vai planejar e não eleger pessoas e definir processos para se dar bem com as informações que partem do seu negócio. É preciso que você defina um responsável.

Esta é uma série, com continuação às segundas-feiras. Leia a parte 1, a parte 2 e a parte 3.

Assim como jornais e revistas impressos, as empresas e profissionais que atuam na web precisam ter uma linha editorial. E não é sem controle ou sem alguém no comando que esta linha editorial se fará. Por isso, é muito importante que se eleja a pessoa responsável por todo o conteúdo de seu negócio na web: uma pessoa muito bem informada e que tenha qualidade de estrategista e gestor. Essa pessoa seria uma espécie de editor-chefe ou editor executivo.

Ser responsável pelo conteúdo não significa que ela será sozinha responsável por produzir, curar, entregar e gerenciar todo o conteúdo, mas sim que ela irá organizar todo o fluxo das informações, delegar funções aos seus “ajudantes” e, no final das contas, avaliar o que deve ou não ser publicado.

Ele, o editor-chefe, deverá acompanhar que conteúdo será criado, como ficará online e quais as implicações. Por isso, o editor tem uma grande importância nos resultados intangíveis (reputação, valor agregado à marca etc.) e nos tangíveis (lucros monetários). Ele deve atentar para isso e, principalmente, o gestor do negócio deve deixar isso claro.

Indo até mais longe, esse profissional pode ser chamado de cuidador de conteúdo.

Em “A importância do editor na produção de conteúdo” fiz algumas importantes considerações sobre o trabalho de um editor de conteúdo online. Recomendo que você dê uma conferida.

Profissionais e empresas que não têm alguém comandando o que será e como será publicado têm muito mais chances de erros. Uma segunda opinião sobre determinado assunto, uma edição e revisão podem mudar completamente o teor e tom de uma informação, evitando danos ao negócio.

No fim das contas, com um “comandante” ganha a equipe, que faz um trabalho mais adequado, e ganha o negócio como um todo, porque o conteúdo trouxe melhores resultados. [Dr. Conteúdo]

Na continuação desta série, trataremos sobre os questionamentos que se deve ter nas ações de conteúdo online (o “antes de tudo” – parte 5). Continue acompanhando! Pode ser pelo Twitter, Facebook e/ou Feed. [Atualização em 09/01/2012: Já publicamos a parte 5; confira.]

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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