Estratégia de conteúdo para a Web: O “antes de tudo” – parte 1

O que fazer antes de começar a montar uma estratégia de conteúdo para a internet? Você analisa os cenários ou já começa fazendo sem saber exatamente por quê?

O que fazer antes de começar a montar uma estratégia de conteúdo para a internet? Você analisa os cenários ou já começa fazendo sem saber exatamente por quê? Veja como agir nesta série de artigos.

Se você trabalha em uma empresa “comum” ou em uma agência de comunicação, especialmente em uma digital, deve ter notado que o desenvolvimento do conteúdo web é, na maioria das vezes, deixado por último, adiado ao máximo. Mas para não comprometer algo tão valioso, é preciso que o conteúdo seja pensado estrategicamente antes de qualquer ação, para que este seja, de fato, um importante ativo comercial, e não algo secundário.

E, ao contrário do que alguns podem pensar, não é preciso muito tempo, grana ou pessoas, não. É preciso, antes de tudo, apenas sentar e avaliar cinco questões fundamentais.

Faremos uma espécie de série: hoje veremos a primeira dessas questões, e as demais sempre às segundas-feiras. Vamos lá, então:

1. Menos é mais

O que é mais fácil gerenciar? Um site grande ou um pequeno? A equação parece simples, não?

O conteúdo na web surge aos montes a cada dia, mas não significa que devamos seguir essa tendência em nosso site/blog. E para não entrar nessa bola de neve, é fundamental que o conteúdo:

a) sirva de suporte a um objetivo comercial chave

b) sirva de suporte a um usuário ou cliente na finalização de uma tarefa

E então, seu site tem muito conteúdo que atenda a uma necessidade real sua ou de seu cliente? Comece a avaliar agora. E lembre-se: mais conteúdo não significa mais negócios e mais lucro. É muito clichê, mas o importante é a qualidade, e não a quantidade.

1.1 Menos conteúdo é mais fácil de gerenciar

Quantas vezes você se deparou com um site imenso em conteúdo, mas que apresentava imagens e vídeos falhando ou que não carregam mais, links quebrados, descrições de produtos desatualizadas, resultados em mecanismos de buscas insignificantes?

Seu site pode até ser grande, você pode até ter muito conteúdo, mas lembre-se sempre que, uma vez que esse conteúdo foi ao ar, você tem a obrigação e a responsabilidade de cuidá-lo, de acompanhá-lo, para depois não servir como ameaça para você mesmo, pois a negligência foi percebida por um concorrente e usada contra você, ou foi percebida por clientes que passaram a ignorar sua marca.

1.2 Menos conteúdo torna o site mais navegável

Imagine um site com muitas informações na home. Esse site, por possuir tanto conteúdo, pode confundir, atrapalhar, e não ajudar. O mal de muita gente é sempre achar que aquela informação deveria também constar na home, e, assim, acaba poluindo demais, assoberbando o usuário.

Ao entrar em um site, deve ser possível ao usuário, nos primeiros segundos, saber do que se trata o seu negócio, e a partir daí, ele encontrar com facilidade as informações que foi buscar lá – ou que ele imaginou que encontraria.

1.3 Menos conteúdo é menos custo com criação

Pois é! Uma grande verdade e uma equação óbvia, não?

Quando você prioriza o que é relevante e útil, você já deixa muita coisa descartável para trás e tem tempo e foco para planejar e projetar, e não perde tempo com conteúdos que só irão trazer mais volume e demanda por organização e gestão.

Comece agora a responder se seu conteúdo atende a um objetivo-chave do seu negócio ou do seu usuário. A partir daí, você deve criar um calendário editorial para a internet que especifique quando e por quê determinado conteúdo será criado e irá ao ar.

Crie conteúdo certeiro e que alcance o maior número de pessoas. [Dr. Conteúdo]

Como está o seu Marketing de Conteúdo?

Com referências do livro Estratégia de Conteúdo para a Web, de Kristina Halvorson.

Na continuação desta série, falaremos sobre o conteúdo que você já possui e de onde ele está vindo (o “antes de tudo” – parte 2). Continue acompanhando! Pode ser pelo Twitter, Facebook e/ou Feed. [Atualização em 31/10/2011: Já publicamos a parte 2; confira aqui.]

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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