Estratégia de conteúdo para a Web: O “antes de tudo” – parte 5

Publicar conteúdo na internet é até fácil. Mas por que seu conteúdo é produzido e publicado? Você para pra pensar no porquê das suas ações com conteúdo online?

Publicar conteúdo na internet não é um bicho de sete cabeças. A grosso modo, basta escrever e postar. Mas por que as pessoas e empresas produzem conteúdo e o publicam? Você para pra pensar no porquê das suas ações com conteúdo online?

Esta é a última parte desta série. (Leia as partes 1, 2, 3 e 4.) Será breve. É sobre as perguntas que você deve fazer a si mesmo e à sua equipe em relação à estratégia, produção e gestão do conteúdo online. É sobre as razões das suas ações.

Antes de botar pra fazer pergunte-se por quê.

  • Será que é mesmo crucial que aquela informação esteja na home? Vai ajudar mais ou vai atrapalhar mais o leitor?
  • O blog terá autores pagos ou serão somente pessoas de dentro da empresa que colaborarão?
  • Precisamos fazer papers e apresentações e disponibilizá-los no Slideshare? Ou apenas compartilhar o conteúdo do segmento pelo Facebook e Twitter?
  • O Facebook está bombando e muitas empresas estão vendendo por lá. Também devo fazer isso?

Enfim, são essas e outras situações que muitas vezes não damos a devida atenção para a reflexão.

Por que isso, e não aquilo? Por que agora, e não depois? Por que o CEO, e não o estagiário? Por que devo investir já no YouTube e concentrar menos esforços no Twitter?

Antes de pensarmos na execução, na maioria das vezes devemos considerar e montar primeiramente as estratégias, o planejamento. Senão corremos o risco de nos perder no meio do caminho, de fazer um trabalho malfeito e que não trará os resultados que traria se houvesse o mínimo de planejamento, alinhamento e coesão.

Tenha cuidado com seu poder. Em muitos casos, não é por que você pode que você deve. Por isso, você deve parar, refletir, planejar (sem perder muito tempo) e só então agir.

Então, nunca deixe de questionar a si mesmo o porquê das suas ações com conteúdo online e presença digital.

Bons planejamentos, estratégias e execuções! [Dr. Conteúdo]

P.S.: Acompanhe nas próximas semanas mais uma série sobre produção, estratégia e gestão de conteúdo na prática. Continue acompanhando! Pode ser pelo Twitter, Facebook e/ou Feed.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

Type your search keyword, and press enter to search