Foque e qualifique o conteúdo para cada mídia social

Foco no cliente e foco na mídia. Trabalhando assim, você terá mais chances de alcançar as necessidades de consumo de conteúdo de seu usuário e acertar no tom da mídia social.

No Facebook, você apenas replica o mesmo conteúdo já postado no Twitter, sem tirar uma vírgula? Se sim, que diferença faz o usuário seguir sua empresa em ambas as mídias?

Pode parecer óbvio falar disso hoje em dia, mas, acredite, ainda há muitas marcas que tratam as diferentes plataformas de mídias sociais como se todas falassem a mesma língua. Fato que acontece com mais frequência entre o Facebook e o Twitter. E vamos combinar que os diversos aplicativos que facilitam essa comunicação entre um e outro reforçam essa ideia.

Mas vamos pensar o seguinte:

Se você publica o mesmo conteúdo no Twitter e no Facebook, por exemplo, qual seria o interesse de seus clientes lhe seguirem nas duas mídias? Nenhum. E é, sim, muito importante que sua marca seja relevante onde quer que ela esteja. Se não for para ser relevante é melhor nem estar.

Tudo bem que para produzir um conteúdo customizado para cada rede demanda tempo, muito tempo! Afinal, pesquisar, planejar, monitorar, produzir e curar conteúdo pode parecer simples, mas, se fosse, você não estaria procurando se atualizar lendo este e tantos outros artigos, certo?

Pois bem, antes de começar o ideal é estudar e explorar todas as possibilidades possíveis de cada plataforma/mídia, mesmo que não as utilize de imediato. Com o tempo, o conteúdo vai necessitar sempre de renovação e, com certeza, vai precisar utilizar tudo ou quase tudo o que cada site tem para lhe oferecer.

Atualize-se! As mídias sociais estão em constante melhoria e muita coisa muda da noite para o dia, ora trazendo novas possibilidades, ora deixando “antiquado” o que você andava fazendo.

União de mídias, mas na complementaridade

Invista no conteúdo complementar. O erro não está em utilizar o mesmo assunto, e sim o mesmo conteúdo. Conteúdos complementares em cada site trazem diversas vantagens: poupa o seu tempo, seus clientes com certeza vão querer conhecer seus outros canais para saber mais sobre o assunto.

Quer um exemplo? Você escreveu um post muito bom em seu blog sobre dicas de moda. No Facebook, você pode postar uma foto com o começo do post para chamar atenção e o link para seu site. O que não vai funcionar com tanta eficácia no Twitter, por exemplo. Nele, você pode desmembrar seu texto em diversas dicas pequenas e ir postando aos poucos, além de ter a possibilidade de fazer uma curadoria de conteúdo similar ao que escreveu – seus seguidores irão agradecer.

Tenha foco no conteúdo que produz para cada mídia. Se no Facebook seu foco é dar dicas e no Twitter é fazer um SAC, mantenha sempre a mesma linha; assim seu cliente sabe onde encontrar o que procura.

Preste atenção em como seu público se comporta em cada mídia. Muito do que você deve falar nas mídias sociais é o seu público que vai dizer. Um meme novo, uma dúvida de um cliente, por exemplo, podem indicar que tipo de conteúdo seu público deseja naquele local.

E lembre-se sempre: se o tempo é curto, é preferível marcar presença em apenas uma rede com um trabalho benfeito, do que ter diversos perfis com conteúdo duplicado. Onde sua marca se propôs estar presente, deve ser relevante para seu público.

Autora convidada:

Bárbara Vitoriano é jornalista, blogueira, atualmente é Analista de Conteúdo na 80 20 Marketeria Digital, apaixonada por mídias sociais, aprendiz de fotógrafa e louca por literatura. Mãe da Júlia, escreve sobre maternidade no Sou mãe! E agora?, sobre concursos públicos no Tudo de Concurso e sobre diversos outros assuntos web afora.

Quem escreve:
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