Por que investir em mídias sociais? Outras respostas para a velha pergunta

Aqui tratamos sobre algumas razões que justificam o investimento e também por que gestores e executivos (ainda) são resistentes a incluir as mídias sociais em seus planos e ações.

Aqui tratamos sobre algumas razões que justificam o investimento e também por que gestores e executivos (ainda) são resistentes a incluir as mídias sociais em seus planos e ações. Com nossos pontos de vista e opiniões dos profissionais da área Estêvão Soares e Kauê Krischnegg.

Um número crescente de empresas está presente atualmente nas mídias sociais. E isso já não é mais novidade há alguns anos. Discursos sobre a importância das plataformas estão descritos ao máximo pela internet e fora dela abordando questões referentes à exposição da marca, recomendação de amigos, engajamento, fidelidade, e outras mil e uma utilidades que são tratadas como soluções de marketing para as empresas.

O fato – muitas vezes deixado de lado – é que existe uma lacuna muito grande entre essas teorias e a execução e obtenção de resultados reais com essas ferramentas. E isso também ajuda a tirar a crença de muitos executivos que ainda não as aderiram – alguns já estão de forma ativa, porém, sem estratégias consolidadas com o negócio, apenas marcando uma presença rasa e até vazia no meio online.

Como pontuado por Kauê Krischnegg, profissional e estudioso da área, é necessário enxergar o potencial do país no ambiente online e a importância de uma boa estrutura para executar as ações:

[blockquote style=”curly”]O investimento em mídias sociais deve ser sempre levado em consideração em planos de comunicação, principalmente tratando-se do Brasil, um país que é reconhecido internacionalmente pela sua adesão a esses ambientes (tendo aproximadamente 97% dos internautas, segundo ComScore). Mas, claro, o investimento deve ser real e ter à frente profissionais, e com planejamento, e não apenas ser considerado como um gasto, simplesmente criando contas sem uma boa atuação.[/blockquote]

Outro ponto fundamental é que não basta saber que seus potenciais e atuais clientes estão em alguns canais sociais, mas sim entender que essas mídias abrem espaços para a empresa ser exatamente o que é, com defeitos e qualidades, problemas e acertos. Ou seja, as visões de negócios devem estar cada vez mais alinhadas e definidas, porque essas plataformas não interferem apenas na forma de comunicação de uma marca, mas também no que a empresa realmente é.

De acordo com Estêvão Soares, dono da Estrategi.ca, as mídias sociais possibilitam conhecer melhor o seu público, mantendo um contato maior e de qualidade:

[blockquote style=”curly”]O investimento em mídias sociais possibilita a aquisição de dados valiosos sobre o comportamento do público-alvo. Através da análise desses dados, é possível justificar investimento, obter auxílio para ações estratégicas, reduzir custos de inovação, aquisição de novos clientes (e aumento das ações e verbas dos atuais), por exemplo. Não há dúvidas de que é a mídia que possibilita o melhor relacionamento com o público e, por isso, a capacidade de estreitar relacionamentos e humanizar as empresas.[/blockquote]

Ou seja, existem vários motivos para navegar no mundo de possibilidades das mídias sociais que justificam um bom investimento; a única dúvida é saber se seu negócio está preparado para esse mar. Se sim, mãos à obra e faça o melhor pela sua empresa, utilizando-as para manter relacionamentos. Caso contrário, comece a refletir as mudanças organizacionais que são necessárias na sua empresa, e quando estiver pronto, enxergue os meios online como seus aliados. [Dr. Conteúdo]

Fonte da imagem.

Siga-nos no Twitter e no Facebook para ficar atualizado com o blog e com a gente.

Quem escreve:
CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

Type your search keyword, and press enter to search