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A força e o dinamismo da internet têm levado grandes veículos da mídia tradicional a acabarem com suas operações ou repensar e refazer suas estratégias de manutenção e crescimento.
As pessoas estão cada vez mais absorvidas em múltiplas atividades do dia a dia. Os dias e as horas continuam com a mesma duração, mas as ocupações se estenderam. Assim, pessoas que com mais frequência liam jornais e revistas, ouviam rádio e assistiam à TV agora passam a buscar predominantemente a internet para informar-se, entreter-se e tudo mais, de forma objetiva e dinâmica.
Com audiências cada vez menores (aqui e aqui), as mídias tradicionais, especialmente a TV e os jornais, perdem cada vez mais anunciantes, que veem que os retornos sobre investimentos (ROI) em divulgação e propaganda são cada vez menores por esses canais.
A TV tem cada vez maior oferta e concorrência entre as emissoras, que parecem oferecer conteúdos sempre seguindo o mesmo padrão, com segmentação praticamente nula, enquanto a internet é um canal extremamente diversificado e com conteúdos à disposição e à escolha farta por apenas um clique. Sem contar que parte considerável das gerações X, Y e Z já assiste à TV pela própria internet, pelo celular.
Na última década, grandes conglomerados de mídia impressa no mundo inteiro viram a circulação de seus jornais e revistas despencar de forma assustadora. Um número cada vez menor de pessoas lê jornais impressos, hábito predominante nas nascidas entre 1960 e 1980. O que simboliza que as novas gerações – especialmente a Z e a esmagadora maioria da Y – estão cada vez menos interessadas nesse tipo de formato de informação e entretenimento.
É nesse novo (?) cenário que as mídias sociais (ou novas mídias) vêm com força total. Aliás, elas são a chave para a comunicação daqui para a frente. Seja em conjunto com as mídias tradicionais ou isoladamente, elas são decisivas para a maior aproximação de consumidores e marcas de todos os segmentos e matizes. As próprias mídias tradicionais já se apoiam nas novas mídias para segurar a audiência.
Mensagens instantâneas, fartura de vídeos, milhões de atualizações em blogs, mobilidade, barateamento da banda larga e facilidade no acesso e compartilhamento dos mais variados aspectos pessoais e profissionais só aumentam a participação na internet e puxam cada vez mais as mídias tradicionais para baixo. E o Brasil está nas primeiras colocações em acesso e consumo na internet. Veja em “Grandes números do Brasil nas mídias sociais – mobile e velho marketing”.
O que assistiremos, no Brasil e em outros mercados emergentes, será a forte migração da publicidade, principalmente da TV, para a internet, com a aplicação muito mais segmentada de públicos e interesses, como já acontece nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Nessa forma de comunicação do presente e do futuro, entra um elemento-chave: o conteúdo. Em palestras, workshops, seminários, fóruns e demais eventos relacionados à comunicação, internet, tecnologia e negócios, todos, em uníssono, abordam a importância do conteúdo para a conquista e fidelização da audiência, da clientela.
Porém, não dá para repetir os velhos hábitos das mídias tradicionais; são necessárias a produção e oferta de conteúdo digital novo, original, específico, de forma que a audiência sinta que o conteúdo foi pensado e produzido com foco nela, que atendam aos interesses dela, que crie aproximação.
As mídias tradicionais não morrerão, mas é certo que dividirão entre si a menor fatia do público, enquanto crescerá a escolha pelas mídias sociais atuais e por outras que ainda estão por vir.
A mensagem a deixar é que, num caminho que parece irreversível, as mídias tradicionais a cada dia chamam menos a atenção das pessoas, em detrimento da internet, onde buscam comunicar-se, informar-se, compartilhar, divertir-se, consumir, trocar, dividir, e sua empresa precisa aderir a esse universo, com estratégias bem pensadas e boas práticas.
Você tem duas escolhas: ver a internet como uma grande vilã ou aliar-se a ela.
Agora, um admirável mundo novo surge a cada dia. Esteja atento!
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Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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