Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra
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Os conteúdos de seu blog e mídias sociais são passageiros demais? Será que eles trazem e mantêm o valor que o seu negócio precisa? Confira algumas recomendações importantes.
Os conteúdos de seu blog e mídias sociais são passageiros demais? Será que eles trazem e mantêm o valor que o seu negócio precisa? Confira neste artigo algumas considerações e recomendações importantes.
Perene: que dura muito tempo ou para sempre. Um rio perene nunca seca.
Com o excesso de informação e da necessidade de publicação de notícias cada vez mais interessantes e rápidas, muitos conteúdos perdem seu valor por só terem significado por um breve momento. Com isso, os acessos vão se perdendo e o interesse pela informação também. Para solucionar esse tipo de problema e ter um conteúdo relevante por mais tempo, é necessária a criação de conteúdo perene.
O conteúdo perene mantém o seu valor ao longo do tempo, em vez de se concentrar em tendências, notícias ou eventos atuais. É escrito para ser tão útil no futuro quanto é hoje. É um conteúdo que seu site ou mídias sociais podem se beneficiar durante anos. E sabe por quê? A entrega do conteúdo atemporal e educativo incentiva as pessoas a lerem mais, informando sobre sua expertise, produtos ou serviços e desenvolve um vínculo de longa data com sua marca. É aí que o marketing de conteúdo se sustenta.
Evite palavras que trazem a ideia de tempo. Essa regrinha é importante para que seu leitor não associe seu conteúdo a um período de tempo específico. Tente usar expressões que mesmo não sendo em um conteúdo “fresco”, este continuará valioso da mesma forma com o tempo. Evite: hoje, ontem, esta semana, este mês etc.
Coloque datas no fim dos posts – Se estivermos tratando de um blog, evite apresentar as datas no início. Seus leitores podem desanimar se perceberem que é um conteúdo escrito há muito tempo. Portanto, tente mover as datas para o fim do post (ou disponha-as de maneira sutil, em fontes pequenas). Mas nunca remova a data, até porque uma referência de tempo é sempre útil, inclusive para demonstrar o valor do seu conteúdo.
Evite “Arquivos Mensais” e calendário no seu blog – A lógica é a mesma para as datas. Quanto mais antigo, mais desanimador é para o leitor ler o seu conteúdo, independente de quão rico de informação relevante ele possa ser. Evite o uso de arquivos mensais e de calendários demarcando o tempo em seu blog.
Listas – As listas são um excelente exemplo de conteúdo compartilhável. Elas agregam valor por oferecer ao leitor conteúdos de um tema específico, poupando o seu tempo. E podem ser usadas a qualquer momento, ou seja, não perdem o timing. Veja este exemplo: 10 dicas para escrever melhores press releases digitais.
How-to (Como fazer) – Muito comum nos Estados Unidos, esse formato de conteúdo é utilizado pelo simples motivo de que as pessoas sempre estão procurando soluções para os seus problemas. No momento que você oferece um conteúdo que solucionará algum problema para o leitor, ele já tem o seu valor, independente da época em que for lido. Veja este exemplo: Como fazer um plano ou projeto editorial para blog.
Entrevistas – Conteúdos exclusivos são difíceis de perder o seu valor. Principalmente se for com pessoas relevantes e que agreguem informação para os leitores.
Estudos de Caso – Utilizar exemplos do mundo real como referência é sempre interessante para atrair o seu leitor. O compartilhamento de experiências e de opiniões nesses casos faz com que não se perca o valor, sendo um conteúdo interessante por mais tempo.
Aposte mais no planejamento e criação de conteúdo perene, especialmente se seu blog for profissional ou corporativo. Uma boa proporção para esses casos é de 70% de conteúdos atemporais e 30% de conteúdos temporários/passageiros. Somos adeptos dessa prática.
É melhor criar algo que dure e seja valorizado do que ter constantes criações que irão perder logo sua utilidade e seu valor.
Você já aposta nesse tipo de conteúdo? [Dr. Conteúdo]
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Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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