Os horários de pico do Facebook

Uma necessidade que sempre surge para quem já atua ou vai atuar nas redes sociais é saber quais os horários de maior audiência. Uma pesquisa mostra os picos no Facebook.

Uma necessidade para quem já atua ou está começando estratégias e atuação nas mídias e redes sociais é saber quais os horários de maior audiência e atividade dos usuários em geral. Uma pesquisa revela dados sobre o Facebook.

O estudo foi realizado pela Vitrue entre agosto de 2007 e outubro de 2010 e visou analisar como é essa atividade no canal.

Para isso, reuniu:

  • 1.500 fanpages (incluindo páginas institucionais, de produtos e serviços);
  • mais de 1,64 milhões de posts;
  • 7,56 milhões de comentários.

(Compartilhamentos e “curtidas” não foram incluídos na análise.)

As conclusões mais relevantes foram:

  • Os horários de maior uso durante a semana são: 11h, 15h e 20h;
  • Durante a semana, o maior pico ocorre às 15h;
  • A utilização na semana é bastante estável, mas quarta-feira às 15h é sempre o período mais movimentado;
  • Os “fãs” de páginas são menos ativos no domingo em comparação com todos os outros dias da semana.

Posts publicados pela manhã reúnem mais atividade

Embora a maioria dos posts e comentários aconteça em torno das 15h, posts publicados no período da manhã tendem a ter um melhor desempenho (maior interação) do que aqueles publicados no período da tarde.

Para a Vitrue, posts adicionados pela manhã têm 39.7% a mais de atividade do que os adicionados durante a tarde. Os quinze minutos depois da postagem são os mais aproveitáveis, é quando os usuários mais comentam, curtem e compartilham.

Os poréns

É preciso o alerta de que os dados e hábitos sempre mudam, assim como tudo muda. É preciso considerar também as peculiaridades de cada país. Uma consideração ainda mais importante é que as pessoas estão cada vez mais ativas e online no período da noite e, portanto, as marcas deveriam pensar bem em estar presentes e interagindo com os usuários também nessa parte do dia.

Fundamental é avaliar – dependendo do seu negócio, produto ou serviço – se os seus usuários estão ativos mais à noite do que de dia; se estão mais ativos aos finais de semana do que nos dias normais. Pode ocorrer de você estar focando onde – e quando – não deveria. Saber quando os usuários estão envolvidos e interagindo com sua página pode ser crucial para obter resultados mais eficazes com sua mensagem.

Pela nossa experiência com as fanpages que cuidamos, as postagens entre 10h e 11h e entre 14h e 15h são as que têm maior interação (curtidas, comentários, compartilhamentos).

E pela sua experiência, quais os horários de maior atividade no Facebook? [Dr. Conteúdo]

Com referências do Mashable.

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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  • http://www.poesiaspoemaseversos.com.br Fabio Rocha

    Tenho notado para meu site que aos sábados melhora a interação a cada postagem no facebook. Talvez pela maioria das pessoas no trabalho terem o facebook bloqueado, não podendo interagir durante o horário comercial de 2a a 6a. Alguém também percebeu isso?

  • http://www.websensor.com.br Djoni Filho

    Eu já pensei que sábados e domingos fossem os horários de pico

  • http://www.maquiagemparanegras.com Lety Moraes

    Fabio, eu também tive a mesma sensação. No meu caso, o meu blog é voltado para o público feminino e pensava que era só eu que tinha o sábado como horário de maior interação.
    Um post publicado no meio da semana tem de 30% a 50% menos interação.

  • bbtbrasil

    O wordpress informa quais acessos veem do Facebook. E no blog em que participo (http://www.voltaaosupremobr.wordpress.com/) o maior número de acessos a partir do Face é de segunda a sexta em torno das 16:30. No final de semana os acessos são poucos, acredito pela peculiaridade de que a religião que é abordada no Blog tem muitas atividades presenciais nos finais de semana.

  • http://www.mulheresemconflito.com.br Lola Sciwinzki

    Na minha fanpage as maiores interações são a noite. Voltada ao público feminino, parece q depois do jantar a mulherada tira um tempo pra ficar no facebook.
    Já nas que faço o gerenciamento, é como vcs disseram no post, um post bem cedinho por volta das 8, e os demais entre 10 e 11 e entre 14 e 15.
    Estou adorando o site.
    Obrigada.

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