Os limites da estratégia e da criatividade na produção de conteúdo

Suas ações são embasadas em pesquisa e entendimento do seu público-alvo, para que criatividade e estratégia se combinem melhor e tragam maior retorno? Reflita conosco neste artigo.

Suas ações são embasadas em pesquisa e entendimento do seu público-alvo, para que criatividade e estratégia se combinem melhor e tragam maior retorno? Confira, a seguir, o que pensamos a esse respeito.

Produção de conteúdo nem sempre é um mar de rosas. Não é tão fácil e comum ter criatividade sempre para produzir bons posts para blogs ou mídias sociais, que atraiam os usuários. Por isso é importante seguir um planejamento, para orientar o que é necessário ser feito, e guiar o trabalho de criação.

Um bom planejamento (feito por bons planejadores, claro) delineia o que é preciso ser feito, coletando as informações certas para guiar e orientar as ações que serão executadas. Para facilitar o processo é preciso entender que grandes ideias devem estar concentradas em fazer uma marca estar atrativa ao seu mercado-alvo. Mas como realmente fazer isso?

Muitas discussões aparecem sobre o papel das áreas de planejamento e de criação no mercado publicitário, da comunicação e do marketing. E realmente esses dois fatores são determinantes para uma ação ser, realmente, chamada de boa. O peso de cada um é importante igualmente, até porque um não se fundamenta sem o outro.

Portanto, de uma maneira objetiva, pode-se dizer que o planejamento deve delimitar um esboço da mensagem que deve ser transmitida, de acordo com os dados coletados, com o que o público espera e o negócio precisa. Essas orientações são passadas para a criação desenvolver a ideia criativa da ação.

Definir estratégias de conteúdo não apenas orienta, mas incentiva e inspira a criação. Da mesma forma que o desenvolvimento do conceito criativo de uma ação suporta as estratégias de um bom planejamento. Ou seja, o pensamento e a criatividade estão em uma via de mão única em um projeto, e ambos devem buscar a simplicidade e autenticidade.

Na hora de produzir o conteúdo, o processo criativo deve ser bem fundamentado com as estratégias. E para ser mais efetivo, deve ser focado no vínculo em que se cria com os usuários. Assim, com um modelo emocional de comunicação, a criatividade e a estratégia se formam e obtêm resultados.

Moral da história: é fundamental que a criatividade seja estratégica, e não vaga, sem rumos. Por isso é tão importante que o pessoal de criação dê as mãos para o pessoal de planejamento, e vice-versa – ou que o profissional que produz o conteúdo sozinho tenha essas duas qualidades no mesmo patamar.

E você, possui um mapa para ajudar na sua criatividade? Possui ideias para serem moldadas estrategicamente? [Dr. Conteúdo]

Você já curte nossa página no Facebook para ficar atualizado sobre outros posts e muito mais? Siga-nos também no Twitter. Ah, e assine nossos feeds.

Quem escreve:
CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

Type your search keyword, and press enter to search