Características do texto para o ambiente digital. Fique atento!

Confira as cinco principais características do texto para o ambiente digital. Escreva textos objetivos, informais (mas sem tanto coloquialismo) e com boa dose de persuasão.

Confira as cinco principais características do texto para o ambiente digital. Escreva textos objetivos, informais (mas sem tanto coloquialismo) e com boa dose de persuasão.

Webwriting não é simplesmente escrever para a internet; é formado de várias técnicas de redação (jornalística e publicitária, principalmente), levando em consideração também as características de leitura de tela, navegabilidade e interações típicas da web.

O webwriter, muito além de produzir conteúdo, é responsável (ou deveria ser) pela pauta, redação e criação, gestão, curadoria e demais processos na relação conteúdo vs receptor.

As cinco principais características do texto digital

1. Objetividade

  • A leitura é diferente da que é feita no papel; o ritmo é cerca de 40% mais lento.
  • Comprovadamente, em textos na internet os leitores “passam os olhos”, para então decidirem ler ou não.
  • O leitor foge de grandes blocos de textos.

Tome nota:

  • Coloque a ideia principal em evidência, logo no início. Use a pirâmide invertida, conforme imagem do início deste post.
  • Vá direto ao assunto.
  • Facilite e torne acessível a informação para o usuário.

2. Concisão

  • Prefira textos breves. Porém, atente para não faltar informações.
  • Para temas complexos e se for alongar muito, utilize links.

O que ensina Jakob Nielsen:

  • Use negrito para frisar palavras ou trechos importantes.
  • Use subtítulos – mas eles devem fazer sentido.
  • Utilize listas com bullets (marcadores sequenciais).
  • Lance uma ideia, um raciocínio por parágrafo.

3. Estilo e Linguagem

Misture bem o texto jornalístico e o publicitário para ser mais eficiente.

  • Tom – Faça textos objetivos e informais (ou semiformais) mas com bons toques de persuasão. Simplicidade em webwriting conta muito. Porém, evite exagerar no tom coloquial
  • Estilo – Narrativa em terceira pessoa. Seja direto, chame para a ação e dispense tantos detalhes e adjetivos. Evite também advérbios desnecessários, gírias e jargões e outros obstáculos de compreensão.
  • Tempos verbais – Prefira utilizar tempos verbais simples – infinitivo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo. Evite gerúndios, perguntas e forma negativa, principalmente em títulos e subtítulos.
  • Temporalidade – Evite escrever “mês passado”, “ontem”, “amanhã”, “ano que vem” etc. Em vez disso, escreva dia mês e ano nominais ou apenas numerais – ex: 27 de dezembro de 2004 ou 27/12/2004 (inclusive ajuda em pesquisas e SEO).

4. Visibilidade e Navegabilidade

O texto é parte importante na web, mas outras partes do design devem estar bem alinhadas e formando um todo correto e agradável. Quanto melhor a integração, maior será a visibilidade do conteúdo e a eficiência na navegação.

  • O usuário “escaneia” o texto procurando pontos de informação.
  • O excesso de informações numa página deixa o internauta confuso e cansado.

5. Interatividade

  • Converse com o internauta e dê armas para ele conversar, compartilhar e interagir com os demais usuários.
  • Convide para a participação. Faça enquetes, concursos, fóruns e similares.
  • Utilize botões de mídias sociais e outras formas de compartilhamento.
Bons textos pra você!
Aproveite nosso conteúdo: acompanhe nossas dicas no Twitter e no Facebook.
Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

  • http://www.corporacaoideias.com.br André Crevilaro

    Informação relevante sempre encontro aqui no Dr. Contéudo, mais uma vez obrigado!

  • http://www.webcontexto.com.br Maria Fernanda Lacerda Pereira

    Outra dica é a própria utilização de subtítulos deste post.

    Subtítulos em evidência (fonte maior e negrito) facilitam a compreensão do texto em um rápido passar de olhos.

    abraços

  • Alexandre Fernandes

    Puxa gostei muito, vou divulgar.

    • http://drconteudo.com.br/ Newton Alexandria

      Opa! Obrigado, Alexandre! Volte sempre! ;)

  • Letycia Queiroz

    Que vontade de encaminhar isso ao meu cliente! rs*

    • http://drconteudo.com.br/ Newton Alexandria

      Oi, Letycia! Fique à vontade! Certamente vai servir pra ele. Serve pra todos que se lançam a escrever para a internet. :)
      Um abraço!

  • Pingback: Conheça expressões para construção de seu texto digital (webwriting) | Dr. Conteúdo | Produção de conteúdo, Webwriting, Revisão de Textos()

Type your search keyword, and press enter to search