Principais razões para monitorar as mídias sociais

Confira as principais razões para você e sua empresa monitorarem o que se passa na rede para melhorar seus negócios e relacionamentos.

Sócrates disse “Conhece-te a ti mesmo”. Nós complementamos dizendo que para conhecer-se a si mesmo, é preciso também conhecer o outro, o exterior.

Nas mídias sociais – e na internet como um todo –, é preciso estar atento às principais circunstâncias que podem nos afetar positiva ou negativamente. Portanto, uma das mais efetivas saídas é monitorar o quanto puder.

Vejamos as principais razões para acompanhar de perto o que acontece na internet, em especial o que rola nas mídias sociais:

Desejos e tendências – auditoria

Acompanhar de perto o que se fala sobre determinado assunto ou segmento é propício para captar os desejos das pessoas e formular estratégias para abordagem, assim como descobrir tendências de comportamento e de consumo. Um parêntese é que monitorar as redes sociais online, ver que alguém comentou sobre algo e interferir sem ponderar a abordagem é dar tiro no pé. Além do risco de ser considerado SPAM pelo alvo, esse tipo de abordagem pode custar caro, até gerando crise na rede.

Neste quesito também entra a auditoria, a mensuração de resultados, pois é possível saber se um produto lançado teve boa ou má aceitação, se uma promoção ou ação pontual cumpriu sua meta. Pode-se ainda levantar qual a imagem e o sentimento que as pessoas têm com relação à marca, quais as palavras e assuntos mais relacionados, inclusive para achar canais mais adequados e certeiros para publicidade.

Elogios e críticas – amplificações e crises

Atenção especial para ambos: pelos elogios, é possível descobrir potenciais influenciadores (positivos), fãs e admiradores para ter um diálogo e uma maior aproximação para conseguir melhores resultados nas ações online (engajamento); pelas críticas, é possível identificar agressores, destruidores, as pedras no caminho, levantar quais os motivos para as críticas, abordar individualmente e tentar saná-las, resolvendo de fato na raiz do problema, da reclamação. (Pode ser um cliente insatisfeito ou apenas um troll, e pra saber ao certo, é preciso monitorar, acompanhar.)

Neste item, também entra o gerenciamento de crises, pois se houver o acompanhamento de críticas, elogios, reclamações e coisas do gênero, é possível estudar maneiras de estagnar e se resolver o problema, trazendo a situação para um âmbito menor, antes que se alastre. Depois de se alastrar, é bom acompanhar para saber as pegadas, os rastros, os locais, até para informar que a situação já foi resolvida – caso tenha sido, claro.

Concorrentes

O benchmarking (melhores práticas do mercado para alcançar resultados superiores) é muito bem-vindo por meio do monitoramento, mas ver o que os concorrentes estão praticando e tentar diferenciar-se, com inovações e antecipações, também é de fundamental importância.

Pelas conversas online e observações direcionadas a determinados concorrentes, é possível saber que produtos estão lançando, quais assuntos e discussões são priorizados por eles, qual a relação deles com os consumidores nas redes sociais, qual a percepção que têm de sua marca, entre outras questões para manter seu potencial competitivo em alta – o que pode beneficiar todos os departamentos de sua empresa, desde comercial e atendimento até recursos humanos.

ROI – Retorno sobre investimento

Monitorando a internet é possível estimar qual o crescimento de sua empresa no ambiente online, mas também é possível mensurar quais os resultados determinada campanha trouxe efetivamente em lucros, em vendas, em adesões para a sua marca e empresa. É claro que o departamento de marketing tem de estar alinhado com o online e com métodos de avaliação, para levantar, por exemplo, quais canais tiveram mais retorno, que campanhas foram mais bem-sucedidas e, por fim, quais os retornos obtidos.

Agora que você já sabe quais as principais razões para monitorar a internet, procure as melhores ferramentas, pagas e/ou gratuitas, e comece a obter mais êxitos em suas investidas online.

Fique à vontade para fazer suas considerações quanto às razões e ferramentas.

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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  • http://www.blogrelacoes.com.br Pedro Prochno

    Olá Newton,

    Mensuração é essencial e, escutei de gente que participou do SMBR esta ultima semana, que mensuração não é "padronizada", ou seja, precisamos saber tbm o que queremos ou o que querem mensurar os nossos gestores.

    Uma dica legal pra quem quer começar a mensurar menções (nome, palavras ou hashtags) no twitter e Facebook é o @rowfeeder. Usei ele para mensurar o #DiadoRP ano passado e o resultado foi ótimo. Ele é gratuito e já traz gráficos prontos sobre menções, imprenssões, etc… vale a pena.
    Quem tiver interesse pode se cadastrar em http://s.rowfeeder.com/938f641598bry

    Abraços

    Pedro Prochno
    @prochno http://www.blogrelacoes.com.br

    • http://drconteudo.com.br/ Dr. Conteúdo

      Hum, valeu, Pedro! No mundo online, a gente deve estar atento a tudo mesmo.

      Boa a dica de ferramenta que você deu. Valeu!

      Um abraço,
      Newton

  • Alex Camillo

    Lendo o livro do Andre Telles: A Revolução das Mídias Sociais", ele diz que as empresas já não possuem mais controle sobre as marcas, qualquer pessoal com um computador e um pouco de habilidade pode fazer um enorme estrago. Será que posso entender que a urgência em captar os desejos das pessoas e formular estratégias para abordagem, estratégias essas, muitas vezes personalizadas, é o entendimento das empresas quanto a falta de controle sobre suas próprias marcas?

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