Produção de conteúdo para sites e blogs corporativos. Quem faz?

Evite fazer sites-fantasma, com nenhum ou pouco apelo comercial e humano, incapazes de converter consumidores, admiradores e parceiros.

cadê o conteudo?

Um dilema comum quando estamos criando ou reformulando um site completo ou mesmo um blog corporativo é definir e alinhar as informações, como textos, imagens, vídeos e demais recursos, que compõem o seu conteúdo. O engano que muitos gestores têm é que a produção desses materiais está necessariamente inclusa em todo o processo e que o site ou blog sairá completinho.

Em muitos casos, não é bem assim. A pesquisa, o levantamento das informações e a produção do conteúdo do site corporativo devem ser feitos pela empresa que está contratando, ou esta ou a agência que desenvolverá o site devem contratar uma agência de conteúdo.

Agências que desenvolvem sites precisam trabalhar com profissionais bons em conteúdo.

A empresa que vai fazer o design e o desenvolvimento do site pode até assessorar em todo esse processo, auxiliando a definir pautas e abordagens, imagens, formatos de textos etc. Porém, reafirmo, cabe à empresa dona do site fornecer ou produzir (ou, ainda, contratar alguém para fazê-lo) os materiais necessários, com informações sobre seus produtos, serviços, equipe, estrutura e outros itens, para deixar o site completo e com a qualidade necessária.

A empresa contratante deve munir o profissional/agência que irá produzir o conteúdo com o máximo de informações e referenciais para que se possa realizar um trabalho que seja condizente com o que se espera e que vá atender às expectativas do público. O ideal é que a contratante apresente materiais de comunicação para referências, como textos institucionais e comerciais, folders, apresentações e outros que mostrem a identidade da empresa e sejam decisivos para uma produção de conteúdo alinhada e certeira.

Caso as informações sejam difíceis de ser encontradas ou estiverem defasadas e antigas, recomendamos que a empresa contrate fornecedores (consultoria, serviços de fotos e imagens etc.) que sejam especializados para suprir e atender à altura as necessidades.

 

A palavra do presidente, a pesquisa do estagiário

Para tentar economizar, uma estratégia adotada com frequência pelas empresas é produzir o próprio conteúdo, mas sem ter entre seus colaboradores um profissional qualificado para a função.

Gestores experientes conhecem muito bem a empresa e muitos têm um bom domínio da língua portuguesa, mas é incomum que conheçam técnicas de redação publicitária e de webwriting. Por mais que se esforcem, o conteúdo tende a ficar correto, porém enfadonho, inadequado e ineficiente.

Em casos mais infelizes, a tarefa de produzir o conteúdo é subjugada e delegada a estagiários (sem desmerecimento) ou outros profissionais com pouca experiência. Nestes casos, os resultados podem ser desastrosos.

 

Economizar no conteúdo

Podemos estar puxando a sardinha para o nosso lado, mas acreditamos que é muito importante conscientizar os empreendedores, gestores e profissionais brasileiros sobre as consequências desta “economia” que certamente não vale a pena.

Evite fazer sites-fantasma, com nenhum ou pouco apelo comercial e humano, incapazes de converter consumidores, admiradores e parceiros.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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