Se você não faz Marketing de Conteúdo, você não faz Marketing

Hoje, se você não tem uma estratégia de conteúdo, não está fazendo marketing – ou não está fazendo marketing da maneira que a realidade pede. Veja!

Não há nada mais categórico quanto a afirmação do título acima quando tratamos deste assunto. Hoje, se você não tem uma estratégia de conteúdo, não está fazendo marketing – ou não está fazendo marketing da maneira que a realidade pede.

É claro que ainda existem empresas para as quais a presença digital não faz muita diferença, por estarem em segmentos e nichos completamente particulares ou muito específicos. Mas a maioria das marcas precisa estar na internet, com uma boa atuação, com uma boa presença. Então, consideremos esse pressuposto para essa afirmação categórica.

Ter um site corporativo com abas comuns como “quem somos”, “o que fazemos”, “contato” e nada mais (o mero cartão de visitas virtual) é uma prática que deve ficar na década passada. Hoje, ter um blog integrado a esse site, na maioria dos casos, é imperativo. E é aí onde basicamente começa o marketing de conteúdo de uma marca, independente de seu porte.

Muito além de um blog

Mas, diferentemente do que muitos pensam, existe uma série de variáveis no marketing de conteúdo, indo muito além de um blog e de perfis sociais corporativos, ou seja, envolve muito mais que a simples criação e compartilhamento de conteúdo online (e até o offline).

Sim, não basta criar conteúdo por criar, sem saber exatamente para que vai servir e espalhá-lo à revelia por aí. É preciso que ele seja estratégico. E, para isso, o marketing de conteúdo deve contemplar diversas etapas, todas com seu grau de importância, desde estratégias, planejamentos, pesquisa (que inclui benchmarking), criação (com boas técnicas), curadoria, adaptação (para cada canal e advindo de canais offline), edição, revisão, publicação, propagação, até mensuração dos resultados.

Faça – ou pague para fazer – corretamente

Então, se você não está tendo bons resultados com seus esforços de criação e distribuição de conteúdo, verifique se você está considerando essas variáveis e comece já a incluí-las dentro do seu composto de marketing de conteúdo.

Apesar de a frase do título deste texto ser categórica, a questão vai além do fazer marketing de conteúdo para entrar na dinâmica de marketing vigente; é preciso que seja benfeito, respeitando cada etapa – a começar por estudar, pesquisar e levantar com propriedade quem é/são seu(s) público(s)-alvo e tudo que o(s) envolve(m) – e os concorrentes –, ou seja, seu mercado ou segmento.

Mais do que fazer marketing – e nele deve entrar o conteúdo, claro –, é preciso atuar com boas práticas, para que a estigmatizada expressão “jogada de marketing não seja, mais uma vez, vazia e pejorativa; que seja boa e que seu conteúdo traga retornos positivos, para sua marca e para seus públicos.

[Dr. Conteúdo]

[spacer style=”thin-star”] Para ter mais conteúdos relacionados a marketing de conteúdo e presença digital, acompanhe a gente pelo Twitter e Facebook. ;-)

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

Type your search keyword, and press enter to search