Sites e blogs corporativos: a alma é o conteúdo

Quais são os erros mais comuns e algumas dicas para manter sites e blogs corporativos com conteúdo relevante e eficiente.

blog-empresarial

Quantas vezes você visitou um site ou um blog corporativo e não se identificou com o conteúdo que encontrou por lá? A comunicação on-line das empresas atuais deve estar intimamente ligada ao que a marca representa na mente do consumidor. E, para que isso aconteça, é preciso que caiamos em velhos clichês do marketing que dizem: empresa, conheça seu produto/serviço primeiro, depois conheça seu consumidor, descubra quem é ele, como ele se comporta, para depois encontrar maneiras de cativá-lo.

A verdade é que muitos profissionais e empresas esquecem das prerrogativas básicas do marketing, da propaganda, da parte conceitual e teórica, sim, mas que dão base para se trabalhar assertivamente todas as possibilidades de prospecção e manutenção de clientes.

Com o conteúdo apresentado nos sites e blogs corporativos não pode ser diferente. A empresa tem que utilizar uma linguagem que a identifique, um conteúdo que seja reconhecível de cara, seja por meio do layout, vídeos, imagens, textos e qualquer outra forma de conteúdo on-line.

Muitas empresas pecam justamente na hora de fazer o trabalho sem a preocupação de analisar e identificar os assuntos e abordagens que darão a tônica do blog e, consequentemente, chamarão a atenção do internauta/consumidor.

Um caso interessante que vi nos últimos dias envolve o tipo de abordagem que mais gosto, porque parece despretensiosa, mas na verdade é assim que se faz a comunicação certeira, aquela que não é intrusiva, aquela que fala das experiências e não fica querendo te empurrar produto a toda hora. Porque as pessoas normalmente gostam de uma abordagem mais sutil, com uma espécie de “preliminares”, para depois ir para os “finalmentes”, para depois falar do produto/serviço em si.

O caso é de uma marca de chocolate. Um casal escreve suas experiências de vida, do cotidiano, enfim. O blog deu início há poucos dias, e eles falam, cada um a sua maneira, das experiências em comum; ele de um lado do blog e ela do outro. Achei inovador e deve até existir em outros lugares, em outros sites e blogs, embora eu duvide. Acredito que a ideia até surgiu da cabeça do casal que escreve lá, até porque o cara é ligado à comunicação digital, especialmente à produção de conteúdo on-line. Além disso, o site cujo blog está integrado tem uma pesquisa/sondagem de marketing que é leve, que também parece despretensiosa e que é a cara da marca, do produto.

Sem mais delongas, pelo ambiente on-line as empresas também devem proporcionar experiências e sensações físicas, mentais, sensoriais que pareçam descompromissadas, mas que vão ao encontro do que o consumidor espera e até do que ele não espera, mas que o surpreenda de maneira agradável, diferente, marcante. Porque produção de conteúdo corporativo envolve feeling, pesquisa, identificação com a marca, com o assunto, com as experiências que o produto/marca proporcionam, enfim. Venda e fidelização são consequências naturais.

Para continuar vendo o que produzimos e compartilhamos, acompanhe-nos no Twitter: @DrConteudo.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM
O que é esse tal de Novo SEO?

O que é esse tal de Novo SEO?

Há muito burburinho sobre um tal de Novo SEO (New…

Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Provavelmente você já esteja cansado de ver por aí que…

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais. Veja por quê

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais. Veja por quê

A força e o dinamismo da internet têm levado grandes…

Type your search keyword, and press enter to search