Sua empresa já tem blog? Não? Hmmm

Com um blog, sua empresa será lembrada como a que apontou caminhos e soluções para uma necessidade real, convertendo clientes e recomendações.

blog-empresas

É comum, nos encontros do Bate-papo sobre e-commerce, os empreendedores e as empresas não terem blogs para os seus negócios. Aliás, várias pessoas que lá frequentam inicialmente não têm familiaridade com internet. Outras têm, mas ainda não atentaram para o fato de o blog ser um canal integrador e vivo, ou melhor, que precisa ser vivo, atualizado com frequência, diferentemente do site institucional.

Vou citar dois exemplos que encontrei por lá.

Uma empresa de sistemas de notas fiscais eletrônicas para e-commerce

A sugestão foi a criação de um blog, mesmo não integrado ao site institucional, com dicas de sistemas, implicações e novidades acerca de notas fiscais eletrônicas, finanças empresariais e até atendimento ao cliente. Poderia, ainda, trabalhar e oferecer palestras para associações comerciais e grupos de empresários por meio do blog, por exemplo.

Pelo fato de existir pouco material na web sobre notas fiscais eletrônicas para e-commerce, é uma ótima maneira de a marca mostrar a sua expertise e obter a simpatia das empresas usuárias e potenciais clientes desse tipo de serviço.

Uma psicóloga com foco em sexualidade

A ideia foi que ela utilizasse o blog para escrever artigos, compartilhar casos, conselhos sobre sexualidade, técnicas de trabalho, entre outras dicas, para obter relevância em seu meio no ambiente digital.

A importância dos blogs?

É até chover no molhado falar da importância que os blogs têm hoje para a comunicação e para o marketing digital. Não importa se é micro, pequena, média ou grande empresa. O importante é entrar na web e proporcionar conteúdos que mostrem que sua empresa entende do que está oferecendo, entende o cliente, e principalmente, que está inteirada com a realidade do mercado.

Fazendo um bom trabalho com o blog, principalmente a médio e longo prazos sua empresa será apontada por clientes como a que lhes ofereceu informação sobre determinado produto ou serviço, e, provavelmente na primeira necessidade de um potencial cliente, ele lembrará que você deu dicas, sugeriu caminhos e soluções para uma necessidade real, convertendo-se também em um cliente real.

O blog, além de ser dinâmico, é facilmente integrado às mídias sociais, pode ser divulgado em diversos canais de compartilhamento, entre tantas outras vantagens. Sem contar que, quanto mais atualizado e servido com técnicas básicas de SEO, mais esse canal obtém relevância nos buscadores e mais facilmente sua empresa será encontrada na web.

O que fazer antes da publicação de um blog é o X da questão. É um canal que, por parecer simples, muitas empresas não dão o devido valor e atenção, ora não tendo pautas definidas, ora falando apenas sobre produtos, serviços e da própria empresa. Ele tem que ser um canal estratégico do início ao fim, da pesquisa dos assuntos tratados e frequência das atualizações até o cuidado com os erros de português.

Sua empresa ainda não tem um? Comece agora a pensá-lo e formatá-lo e a firmar a existência do seu negócio também no ambiente digital. Podemos dar uma força nessa sua missão!

Se sua empresa já tem um blog, que tal você falar sobre ele nos comentários? Queremos conhecê-lo!

Mantenha contato! Siga @DrConteudo e curta nossa página no Facebook.

Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM
O que é esse tal de Novo SEO?

O que é esse tal de Novo SEO?

Há muito burburinho sobre um tal de Novo SEO (New…

Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Conteúdo online: ele é rei mesmo ou você negligencia sua nobreza?

Provavelmente você já esteja cansado de ver por aí que…

Agências digitais e produção de conteúdo: nem sempre uma boa combinação

Agências digitais e produção de conteúdo: nem sempre uma boa combinação

Muitas agências programam e produzem layouts impecavelmente, mas quando o…

  • crevilaro

    Muito bom o artigo, parabéns novamente Dr. Conteúdo!!

    • Newton Alexandria

      Obrigado, crevilaro! ;)

Type your search keyword, and press enter to search