O que é esse tal de Novo SEO?
Há muito burburinho sobre um tal de Novo SEO (New…
Dicas para driblar o desafio de escrever para os buscadores sem tornar o texto chato, enfadonho, e sim objetivo, coeso e atrativo para o leitor.
Convenhamos que é uma questão muito racional, para simples internautas, para a maioria das pessoas, estudar técnicas e mais técnicas de redação e engenharia para a web. Porém, do ponto de vista profissional e empresarial é uma necessidade estratégica e, portanto, deve haver esforços para o aprendizado.
Dois desafios básicos principais para quem escreve para a web, do ponto de vista estritamente técnico, a meu ver, são:
Implica fundamentalmente ser atrativo aos buscadores ao utilizar (ou não) determinadas expressões, palavras-chaves, tags, hiperlinks etc., com o objetivo maior de fazer a relação do conteúdo com o comportamento de busca do usuário/leitor/consumidor.
Aos olhos antes de tudo porque, além da própria natureza da tela do computador, deve trazer no início do texto, de preferência em forma de chamada, uma síntese, a ideia central, a noção do que se trata; deve ser uma linguagem mais do dia a dia, mais perto da linguagem falada, oral, pois se o leitor – a maioria – enxergar traços de prolixidade e rebuscamento, tende a se refugiar.
Como podemos deduzir, em webwriting, não adianta abusar de palavras-chaves, hiperlinks e tagueamento se, uma vez estando o internauta na página, o conteúdo não tiver a objetividade e a entrega que ele esperava – inclusive porque o tecnicismo deixou o texto enfadonho, repetitivo.
É uma questão delicada ao mesmo tempo trabalhar para os buscadores e “fisgar” o leitor. O que se recomenda é maior cautela na técnica – com os buscadores, especialmente – e maior preocupação com a relevância do conteúdo para as pessoas, para o ser humano.
1. Leia mídias diferentes (revistas, jornais, livros etc.) para aprimorar seus conhecimentos que embasarão sua escrita, mas também atente, conheça e se familiarize o máximo com a linguagem da internet, misturando portais de notícias, blogs de nichos e redes sociais;
2. Faça como na Wikipédia; procure sempre relacionar e linkar as páginas e postagens de seu site/blog para ganhar tráfego interno e melhorar nos buscadores;
3. Diga a que veio no primeiro parágrafo. Use sentenças curtas, evitando ultrapassar três linhas;
4. Três segundos é o tempo que você tem para impactar o leitor, e o tempo médio que ele leva em uma tela é de oito segundos.
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Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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