Webwriting – Entre o leitor e os buscadores

Dicas para driblar o desafio de escrever para os buscadores sem tornar o texto chato, enfadonho, e sim objetivo, coeso e atrativo para o leitor.

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Convenhamos que é uma questão muito racional, para simples internautas, para a maioria das pessoas, estudar técnicas e mais técnicas de redação e engenharia para a web. Porém, do ponto de vista profissional e empresarial é uma necessidade estratégica e, portanto, deve haver esforços para o aprendizado.

Dois desafios básicos principais para quem escreve para a web, do ponto de vista estritamente técnico, a meu ver, são:

Otimizar e adaptar o texto para o formato web

Implica fundamentalmente ser atrativo aos buscadores ao utilizar (ou não) determinadas expressões, palavras-chaves, tags, hiperlinks etc., com o objetivo maior de fazer a relação do conteúdo com o comportamento de busca do usuário/leitor/consumidor.

Tornar o texto atrativo aos olhos e à mente do leitor

Aos olhos antes de tudo porque, além da própria natureza da tela do computador, deve trazer no início do texto, de preferência em forma de chamada, uma síntese, a ideia central, a noção do que se trata; deve ser uma linguagem mais do dia a dia, mais perto da linguagem falada, oral, pois se o leitor – a maioria – enxergar traços de prolixidade e rebuscamento, tende a se refugiar.

Como podemos deduzir, em webwriting, não adianta abusar de palavras-chaves, hiperlinks e tagueamento se, uma vez estando o internauta na página, o conteúdo não tiver a objetividade e a entrega que ele esperava – inclusive porque o tecnicismo deixou o texto enfadonho, repetitivo.

É uma questão delicada ao mesmo tempo trabalhar para os buscadores e “fisgar” o leitor. O que se recomenda é maior cautela na técnica – com os buscadores, especialmente – e maior preocupação com a relevância do conteúdo para as pessoas, para o ser humano.

Alguns adendos importantes:

1. Leia mídias diferentes (revistas, jornais, livros etc.) para aprimorar seus conhecimentos que embasarão sua escrita, mas também atente, conheça e se familiarize o máximo com a linguagem da internet, misturando portais de notícias, blogs de nichos e redes sociais;

2. Faça como na Wikipédia; procure sempre relacionar e linkar as páginas e postagens de seu site/blog para ganhar tráfego interno e melhorar nos buscadores;

3. Diga a que veio no primeiro parágrafo. Use sentenças curtas, evitando ultrapassar três linhas;

4. Três segundos é o tempo que você tem para impactar o leitor, e o tempo médio que ele leva em uma tela é de oito segundos.

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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