Cuidados e dicas para textos comerciais – inclusive e-mails

Dicas e cuidados para escrever boas cartas e propostas comerciais – e também e-mails. Veja que expressões evitar para deixar seu texto mais claro e conciso.

Precisamos dar especial atenção a textos comerciais, quando nos comunicamos com membros da própria empresa, mas principalmente com clientes e parceiros.

Uma boa imagem de nós como profissionais e da empresa na qual trabalhamos depende basicamente de uma comunicação com linguagem clara e correta.

Sem entrar em padrões de formatação, vejamos a composição de textos comerciais claros e objetivos.

 

Para cartas e propostas comerciais:

  • Local e data no topo da folha;
  • Destinatário(s): nome da empresa ou da pessoa destinatária;
  • Referência ou Ref. (trata-se do assunto da comunicação);
  • Vocativo (ex: Prezado senhor);
  • O texto da carta/proposta deve ser muito claro e objetivo. Pense no que realmente importa para o destinatário;
  • Despedida: seja breve (Atenciosamente, Cordialmente) e tenha cuidado com o grau de formalidade – nem sempre cabe um abraço ou um beijo no final; fique atento a isso;
  • Assinatura.

 

Para e-mails:

Com a vida corrida, somos levados a escrever e-mails curtos e diretos demais que às vezes parecem sisudos e até arrogantes, prepotentes.

  • Tome cuidado para não se alongar demais em questões descartáveis, nem esquecer de citar pontos cruciais;
  • No assunto do e-mail, dê a entender de cara do que se trata a mensagem;
  • Um cumprimento para mostrar alguma proximidade e importância do destinatário/interlocutor faz grande diferença;
  • Não floreie com palavras há muito ultrapassadas e que não cabem mais na comunicação rápida de nosso tempo;
  • Destaque, sem exagero, partes mais importantes com negrito e itálico;
  • Jargões corporativos e de áreas específicas devem ser evitados;
  • Siga um raciocínio linear e lógico, com cumprimento/abordagem, introdução do assunto, desenvolvimento breve, claro e objetivo, conclusão e expectativas de retorno, despedida respeitando o grau de formalidade e proximidade e, finalmente, assine preferencialmente seu nome com sobrenome e com o nome da empresa que você representa.

 

Para textos mais concisos e claros:

 

EVITE EMPREGUE
Acima citado Citado
Anexo à presente Apenas anexo
Anexo segue Apenas anexo ou segue
Anteriormente Determine exatamente o tempo de alguma ação
Carta datada de Carta de
Com o propósito de Para ou a fim de
Pedimos Solicitamos
Sem mais / sem mais para o momento Atenciosamente / cordialmente
Tem a presente a finalidade de Para ou a fim de
Vimos, por meio desta, solicitar/informar Solicitamos, informamos etc.

 

Se você tiver alguma contribuição, por favor, deixe nos comentários.

 

Bons textos e negócios pra você! ;-)

Aproveite nosso conteúdo: acompanhe nossas dicas no Twitter e no Facebook.
Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
LinkedIn Twitter Facebook Google+

CONFIRA TAMBÉM

Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra

Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…

Antes de construir sua estratégia de mídias sociais

Quem já se deparou com um cliente que não tinha…

Dr. Conteúdo realiza Workshop de Conteúdo Estratégico para Mídias Sociais em São Paulo

Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…

  • http://alexcamillo.com.br Alex Camillo

    Esse post ajuda e muito. Você poderia dar exemplos de palavras ultrapassadas e que não cabem mais na comunicação rápida de nosso tempo, por favor?

  • http://drconteudo.com.br/ Dr. Conteúdo

    Olá, Alex,

    Essas palavras ultrapassadas envolvem chavões e clichês corporativos, termos cheios de prolixidade e rebuscamento, os quais não se encaixam mais em comunicação digital que precisa ser direta, clara, concisa, objetiva.

    Abolir os gerúndios e amontoados de verbos e adjetivos também entra nessa questão.

    Boa ponderação na criação de seus textos!
    Newton

Type your search keyword, and press enter to search