Dr. Conteúdo Curadoria e Inspiração – Cervejas

A coluna agora é sobre cerveja, a bebida mais consumida no País. Além de ser uma paixão nacional, seu mercado está em constante crescimento e é fortemente concorrido. Acompanhe.

Desta vez escolhemos um tema bem interessante para nossa coluna: cerveja, a bebida mais consumida no País. Além de ser uma paixão nacional, seu mercado está em constante crescimento e é fortemente concorrido. Acompanhe-nos a seguir.

Análise e curadoria para inspiração de fan pages de cervejas brasileiras e internacionais

Nada melhor do que compreender como essas empresas conseguem atrair tanto seus clientes e desenvolver relacionamentos por meio das mídias sociais. Cada empresa/marca escolhida possui uma linha de atuação diferente (ou diferenciada) e, por isso, foram selecionadas.

Ressaltamos que é uma mera observação que nos permitimos fazer apenas de suas atuações no Facebook, não considerando o universo total da mídia das marcas selecionadas, até porque não detemos sua gestão e maiores conhecimentos a seu respeito. Poderá servir, acima de tudo, como inspiração e referência.

Esperamos que você goste e, claro, compartilhe suas ideias conosco. Sempre levaremos em consideração suas opiniões.

Análise Geral

Skol

Cerveja Skol Ambev

Cerveja Skol Brasileira

A marca transmite uma imagem jovem, inovadora e criativa. Ligando sua imagem aos maiores acontecimentos do país, como Carnaval de Salvador, constrói sua percepção da marca perante seu público-alvo. Para atrair o público jovem, abusa da alegria e irreverência. O objetivo é gerar animadas experiências e elevar a exposição da marca. Além de ações pontuais, que sempre são muito bem elaboradas, trabalham um conteúdo bem segmentado para os jovens, criando, assim, uma identificação imediata. Praticamente todos os conteúdos são exclusivos da marca, o que pode torná-los mais atrativos. Também não há excesso de informação, prezam qualidade, e não quantidade.

Pontos positivos

Boa estruturação de conteúdo e ações, sempre de forma interligada, o que demonstra que o conceito norteador é bem desenvolvido e que há um planejamento bem organizado.

Pontos negativos

Mesmo com um volume grande de movimentação na fan page, a marca não responde às interações, quase não dialoga com seus clientes.

Bohemia

Cerveja Bohemia Brasil

cerveja Bohemia Brasil Ambev

Com um tom mais tradicional, a Bohemia aposta em comunicar-se com um público mais seleto e apreciador de uma boa cerveja. Focando em sua história, desenvolve todo o conceito que norteia suas ações na fan page, onde busca a experiência com o cliente, criando, assim, o diferencial da marca. Apreço, luxo e pertencimento são valores que os conteúdos exploram ao longo da página. Apostam em ações que envolvem o offline e o online, novamente focando na busca da experiência com o cliente.

Pontos positivos

Trabalham conteúdos em cima do produto, mostrando formas em que a cerveja pode ser apreciada – e com os tipos certos de comida . Os conteúdos também são focados em sanar dúvidas sobre o produto, atraindo apreciadores de cervejas. Utiliza conteúdos enviados pelos fãs, agregando mais valor aos relacionamentos. Possui “colunas” específicas semanais, o que fortalece a linha editorial de conteúdo. É perceptível um bom planejamento de conteúdo por trás das ações.

Pontos negativos

Não foram identificados pontos negativos relevantes.

Antarctica

Cerveja Antarctica Brasil Ambev

Cerveja Antarctica Brasil

A marca trabalha um conceito que busca demonstrar que é uma cerveja nacional. Focada nos hábitos brasileiros, trabalha seu conteúdo de forma diversificada, como a música. Possui uma linha editorial bem executada, com “colunas” semanais e a criação de diálogos com memes próprios, frases de boteco e divulgação de fotos de fãs. É a empresa que mais se utiliza do material de seus clientes para produzir conteúdo, ampliando e fortalecendo o relacionamento e o vínculo com o público-alvo. O tom da conversa é mais próximo ao engraçado.

Pontos positivos

De forma simples, utiliza conteúdos do seu público-alvo. Fortalece a imagem de uma cerveja 100% brasileira, valorizando o País.

Pontos negativos

Não utiliza tanto os recursos de abas do Facebook com ações mais dirigidas aos fãs – promoções e concursos culturais, por exemplo –, como visto em fan pages das outras marcas analisadas.

Heineken

Heineken fan page

Heineken fan page brasil

A atuação da Heineken (holandesa) no Brasil é um pouco mais discreta e não possui uma boa estruturação de conteúdo como as outras marcas. É uma empresa bem consolidada e com um produto bem diferenciado e apreciado por muitos, mas o conteúdo é um pouco confuso e sem uma linha editorial definida. Não possui abas específicas nem ações diferenciadas na fan page. Todas as ações da marca são mais focadas no offline.

Pontos positivos

É uma marca consolidada no país, e muito bem apreciada, facilitando atrair o público-alvo.

Pontos negativos

Não possui uma boa estruturação de conteúdo e se perde nas várias ações, focando apenas no conceito de ser Heineken. A comunicação não é atrativa e não possui tanta interação como as outras. Por mais que seja uma marca bem lembrada, não está investindo nos meios digitais como em outros tipos de ferramenta.

Fan page internacional

A atuação da fan page geral é diferente da específica do Brasil. Possui conteúdos para o público brasileiro, mostrando que a marca se importa com seu público. Mesmo assim, não é focada em um conceito, apostando apenas no que a própria marca já representa.

Budweiser

Cerveja Budweiser Brasil

Budweiser cerveja beer

A marca de origem americana possui uma linha de atuação internacional que é customizada a cada parte do mundo de acordo com as características do lugar. O conceito trabalhado está sustentado em música e UFC (campeonato de artes marciais mistas – MMA), o que desperta bastante o interesse dos usuários. Por meio desses eventos, a marca agrega um valor diferente ao negócio, mostrando situações nas quais o produto pode ser consumido, criando, assim, um diferencial importante. O conteúdo é bem estruturado e possui uma boa atuação, mas não foca em colunas específicas e em uma linha editorial muito bem trabalhada.

Pontos positivos

Atrai bastante os usuários por ser patrocinadora de vários eventos bem-vistos no País. Utiliza conteúdos enviados pelo Instagram para agregar valor à marca e ampliar o relacionamento com o público.

Pontos negativos

A abordagem do conteúdo poderia ser um pouco melhor distribuída, abusando mais de suas possibilidades.

Fan page internacional

Trabalha bem os conteúdos, utilizando o produto de forma atrativa. O conceito, como já mencionado, é focado em esportes e música; há também ações em outros eventos nos quais o produto participa, ampliando-se o conteúdo e buscando-se a experiência do usuário.

Breve conclusão

Concluímos que as marcas de cervejas aqui apresentadas e observadas de maneira geral estão preocupadas em atrair a atenção do usuário, querendo e até conseguindo tornar-se parte de seu dia a dia, de suas experiências práticas. Não é de se esperar (nem seria recomendado) que essas marcas (por serem de cerveja, portanto mais ligadas a entretenimento e diversão) ofereçam conteúdos “cabeça”, mais ligados a conhecimento, educação e erudição, por exemplo. A maioria desempenha muito bem seu papel, trazendo o conteúdo do usuário (CGU) para as fan pages e fazendo com que o público se sinta parte das ações e, assim, mais próximo às marcas. Contudo, precisam atentar-se mais para os formatos variados de conteúdo e reformular as estratégias e os projetos editoriais de tempos em tempos, para não cair na monotonia, repetição e tédio. O público-alvo, em sua maioria jovem, precisa constantemente de estímulos diferentes e novidades. [Dr. Conteúdo]

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