Como o conteúdo pode ajudar nas decisões de compra
Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…
O profissional de gestão de conteúdo e comunidades precisa ter senso analítico e crítico, estar em constante atualização e, claro, desenvolver cada vez mais seu lado “gestor”. Veja mais
Gerir conteúdos e comunidades online não é tarefa fácil. O profissional precisa ter senso analítico e crítico, estar em constante atualização e, claro, desenvolver cada vez mais seu lado “gestor”.
Depois de trabalhar durante mais de um ano com produção e gerenciamento de conteúdo, aprendi muito o quanto essa pergunta é essencial para um trabalho benfeito. Ser gestor de conteúdo nada mais é do que estar em constante procura e desenvolvimento de textos que sejam relevantes, atualizados e adaptados para cada tipo de público.
Costumo dizer que gestão de conteúdo e relação entre mãe e filho têm muito em comum. Para fazer um trabalho benfeito, o gestor precisa perceber que todas as contas que ele administra, sejam sites/blogs ou perfis em redes sociais, necessitam de dedicação constante. Assim como a mãe dedica todo o seu tempo em função do filho, o carinho, a atenção e os esforços do profissional da área devem estar voltados para o seu trabalho, visando sempre um excelente resultado, não para si mesmo, mas para o cliente.
Mas como muitas mulheres não têm o dom de ser mãe, muitas pessoas também não têm o dom de ser gestores de conteúdo. Realmente o trabalho demanda muita pesquisa, dedicação e criatividade, afinal estamos lidando na web com públicos cada dia mais críticos e seletivos. Já pararam para pensar em quantos sites acessamos por dia e quantos deles realmente têm conteúdo relevante? Se nós somos seletivos no que lemos, podemos ter certeza que o público que nos lê também é, tanto quanto ou até mais que nós mesmos.
É muito desagradável ver um site/blog ou perfil em mídia social completamente desatualizado ou com conteúdo pouco ou nada significativo, repleto de erros de ortografia e concordância. Antecipar-se às necessidades do público é sempre muito melhor do que ser cobrado pelo seu chefe, pelo seu cliente ou até mesmo por aqueles que acompanham as atualizações das contas administradas por você.
O bom gestor de conteúdo deve estar atento a tudo que está acontecendo na atualidade, tanto para produzir quanto para modificar o conteúdo já produzido. Com a velocidade em que as coisas na internet se atualizam, o conteúdo gerado precisa acompanhar todas essas mudanças e se adaptar aos mais diversos gostos. A forma como se escreve hoje pode não ser mais atraente amanhã, e, por isso, nós, gestores de conteúdo, precisamos sempre nos fazer essa pergunta essencial a cada dia.
E você? Já fez sua gestão de conteúdo hoje? Se ainda não fez, aproveite agora mesmo pra fazer. Se você já fez, não custa muito revisar o trabalho e ver se está realmente acabado por hoje. [Dr. Conteúdo]
Autora convidada:
Mayara Alanna é gerente de projetos e qualidade, com experiência em webwriting. Admiradora de social media, WordPress e SEO. No Twitter é @mayaraalanna.
Quer escrever para o blog? Envie um e-mail para new@drconteudo.com.br e aguarde uma resposta.
[spacer style=”thin-star”] Fique atualizado com nossos conteúdos, siga-nos pelo Twitter e Facebook.
Você se preocupa em oferecer um conteúdo que cative para…
Quem já se deparou com um cliente que não tinha…
Muitos querem estar nas mídias sociais. São marcas, profissionais e…