Os 5 Ps da estratégia de marketing de conteúdo digital

Alguns podem pensar que produzir conteúdo aos montes vá resolver todos os problemas e alcançar ótimos resultados. Não é bem assim. Veja.

Muitas empresas acordaram e têm acordado para o marketing de conteúdo. É um tema de grande atenção no mercado de marketing e comunicação. Mas como elaborar uma boa estratégia de marketing centrada no conteúdo?

Alguns podem pensar que, até pelo crescimento das redes sociais online, produzir conteúdo aos montes vá resolver todos os problemas e alcançar ótimos resultados. Não é bem assim.

Existe uma série de fatores a serem considerados antes de tudo; é preciso levantar boas informações sobre o público-alvo, sobre o(s) tipo(s) de conteúdo que pode(m) interessar, em que canais o conteúdo será oferecido, quais as mudanças e adaptações para os diferentes canais, quais as características de quem acessa por cada canal.

Não é uma tarefa fácil descobrir todas essas variáveis, mas esforços devem ir nessa direção.

Vejamos, então, os 5 Ps para uma boa estratégia de conteúdo, especialmente digital:

Preparação

O conteúdo deve ser desenvolvido por meio de insights. Para o conteúdo ser produzido e cumprir o seu papel é preciso responder questões-chaves e estratégicas, como: qual(is) o(s) público(s)?; quais os objetivos e os resultados esperados da comunicação?; qual a mensagem e a abordagem?; entre outras.

Programa

Não se deve desenvolver uma única estratégia e uma única execução; marketing de conteúdo requer adaptabilidade. Por isso, é preciso pensar como um ciclo, que nasce na pauta editorial e vai até o momento de engajamento do público, e, assim, passar por um processo contínuo de análise, avaliação e otimização. Sua estratégia de conteúdo deve se adaptar rapidamente aos meios em evidência no momento.

Produção

Produção de conteúdo é talvez o maior desafio de uma marca. Conteúdo de alta qualidade e multiplataforma é a chave para trazer engajamento verdadeiro e resultados. Tenha em mente que seu conteúdo digital deve ser compartilhável ​​(fácil de distribuir nas mídias sociais), acessível (pela web e por mobile) e encontrável (pelos motores de busca, como o Google).

Publicação

O conteúdo deve ser multiuso e multiplataforma. O conteúdo deve ser adequado e publicado por diversos meios, como o site, blog, mídias sociais, e-mail etc. Há também formas pagas, como anúncios do Google (Google AdWords) e do Facebook (Facebook Stories), em vídeos e outros.

Propagação

Além de publicar, desenvolva um plano que faça com que seu conteúdo se mova pela rede. É aí que o seu conteúdo e a “websfera” andam lado a lado. Associar o engajamento do público com estratégias de SEO em seu programa de conteúdo é a chave para garantir que o seu conteúdo irá se propagar através de redes, aumentando seus ganhos e finalmente chegando a uma performance de sucesso.

 

Criar conteúdo por criar, não dá; é preciso sentar, avaliar os cenários e só então começar a produzir.

[Dr. Conteúdo]

Com referências dos 5 Ps de ClickZ (por Alisa Leonard).

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Newton Alexandria
Quem escreve:

Oi! Eu sou o Newton Alexandria. Uni minha formação em Marketing e a experiência com Comunicação e escrita e fundei a Dr. Conteúdo. Hoje, escrevo minha vida e outras histórias... Gosto de gente, de cachorros, de viagens e de uma boa MPB. Fique à vontade para me escrever: new@drconteudo.com.br.
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