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Argumentar, convencer, envolver, persuadir, vender; ações imperativas. Mas tudo deve ser escrito de maneira franca e ética. Comece a se aprimorar com estas dicas.
Argumentar, convencer, envolver, persuadir, vender; ações necessárias, até imperativas. Mas tudo deve ser feito (escrito) de maneira franca e ética. Comece a se aprimorar com estas dicas.
Escrever bem não é uma tarefa fácil. E faz, sim, grande diferença.
Com certeza, não se adquire habilidade de escrever da noite para o dia. É um processo que todos passam, desde a leitura frequente e o domínio da gramática e do vocabulário até o ponto certo da linguagem e das diversas características de uma redação. Não basta ter uma dessas características; o importante é ter o conjunto que trará uma escrita magnética e de qualidade.
Nos ambientes online, ao contrário do que muitos pensam, essa tarefa é bem mais complexa. Principalmente porque é imensa a quantidade de informações que temos acesso todos os dias. Ou seja, para o usuário se interessar por um site ou blog, deve ser persuadido a ficar o máximo de tempo consumindo o maior número de informações – frise-se: apesar de estar na internet, com links e janelas a um clique de distância que podem ser muito mais interessantes, e persuasivos.
Bem, como já comentado, escrever bem não é algo corriqueiro. Existem pessoas que conseguem com mais facilidade que outras, e são verdadeiros artistas, tanto que existem profissionais especializados nisso. Mas com treino também é possível aprimorar esse ato e, como consequência, ter uma escrita persuasiva – conhecida também como Copywriting (que pode ser empregado em meios de comunicação e marketing tanto online quanto offline).
O primeiro passo é entender que as pessoas consomem conteúdos para obter informações e recompensas emocionais que possam justificar o interesse por essa leitura. Ou seja, é preciso desencadear emoções por meio da escrita. O segundo passo para a escrita persuasiva é entender que essa técnica consiste em apresentar aos leitores algo que seja benéfico, porque o seu conteúdo indicou ou recomendou.
Compreendendo esses fatores, podem-se seguir algumas técnicas para colaborar com a escrita. Vamos a algumas delas:
É preciso que se ressalte que a escrita persuasiva deve convencer com informações reais, experiências e fatos, isto é, com coisas verídicas, e não usar de manipulação e enganação somente para conseguir uma venda ou qualquer ação por parte do leitor/usuário, deixando-o frustrado e/ou em prejuízo logo em seguida; o resultado negativo pode vir a galope. Muito cuidado!
Já que você se interessou por este assunto, aprimore-se com livros. Veja os que indicamos:
A Argumentação na Comunicação, de Philippe Breton;
Linguagem e Persuasão, de Adilson Citelli;
A Vaca Roxa, de Seth Godin;
O Poder da Persuasão, de Robert Cialdini;
Técnicas de Comunicação Escrita, de Izidoro Blikstein. [Dr. Conteúdo]
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